Connect with us

Nossa Cidade

Decreto altera o programa Vibe e garante diversidade no preenchimento das vagas

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, dando continuidade às ações de implantação de Políticas Públicas no serviço público, publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 23 de janeiro, o decreto que altera Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). A mudança visa garantir o acesso de jovens negros, com deficiência ou LGBTQIA+ ao programa.
 
O Vibe atendeu, em 2023, cerca de 300 jovens aprendizes. Criado em 2021, o programa tem como objetivo promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação profissional dos jovens e no acesso ao mercado de trabalho.
 
A secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, explica que a inovação na gestão de pessoas da Prefeitura tem que além dos cuidados e qualificação dos servidores e contemplar, também, os colaboradores.
 
“O decreto de alteração do programa busca estabelecer um perfil muito mais representativo da diversidade dentro do Vibe, compreendendo que essas mudanças sociais que vêm ocorrendo na sociedade, no País, com mais jovens que se identificam como negros, com mais jovens que se identificam como LGBT, possam ter a sua atuação assegurada de forma protetiva”, explicou.
 
O acolhimento é outro ponto importante defendido pela secretária. “É papel do poder público garantir que as pessoas tenham seus direitos respeitados e seu desenvolvimento garantido. É o que o Vibe pretende promover, um ambiente seguro, onde esses jovens possam se desenvolver com segurança e respeito às diferença”, completou. “Em breve teremos outras novidades sobre o programa. Fiquem atentos”, anunciou.
 
O Vibe
 
O Vibe tem buscado trabalhar, desde que foi criado em 2021, o jovem em diferentes áreas. Com as Rodas de Conversa, os aprendizes podem falar abertamente sobre assuntos como futuro, família, sexualidade, medos, carreira, além de alcoolismo e drogas. Em 2023, foram 22 encontros.
 
O encaminhamento para o mercado de trabalho também está entre as ações do Vibe. Desde agosto, quando foi firmada uma parceria com a Inova RH Estágios, foram encaminhados 40 currículos; destes, oito jovens foram selecionados.
 
O aprendizado é outro pilar do Vibe. De acordo com a coordenadora de Benefícios Sociais, Aparecida de Almeida Silva, os jovens que passam pela Prefeitura aprendem sobre diferentes áreas da administração municipal e acabam, muitas vezes, se interessando pelos assuntos que acompanham no dia a dia.
 
Ainda segundo Valéria, o Vibe promove uma rica troca de conhecimento. “Todos os dias aprendemos algo novo com os jovens e eles conosco. É uma troca muito importante entre gerações diferentes, com visões de mundo diferentes. Todos crescem nessa troca”, disse
 
O programa Vibe conta com 147 jovens aprendizes, com idade a partir de 16 anos. Eles permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
 
Atendimento
 
No Vibe, os jovens recebem um atendimento especial pela Coordenadoria de Benefícios Sociais. “Quando há algum problema na área onde estão atuando ou mesmo em casa, eles nos procuram e fazemos os encaminhamentos necessários. É muito importante para eles ter esse suporte na primeira experiência profissional”, explicou Valéria.
 
Os orientadores também são acompanhados pelo programa. Além de receberem informações sobre os cuidados com os jovens no aprendizado profissional, eles também são orientados a ter uma atenção especial para o comportamento dos aprendizes, como mudanças bruscas de humor, faltas, choro entre outros sinais que podem indicar algum problema.
 
O programa
 
O Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: 
 
– Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; 
– Valorização da integração interpessoal no trabalho; 
– Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e 
– Busca pelo aprendizado e qualificação.
 
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
 
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com