Nossa Cidade
Em reunião do Conselho da RMC, Dário Saadi defende ação conjunta dos municípios

O prefeito Dário Saadi defendeu nesta segunda-feira, 25 de novembro, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ações conjuntas dos prefeitos para enfrentar desafios da ampliação dos serviços de saúde, a adaptação das cidades às mudanças climáticas e os investimentos em mobilidade urbana.
“Não dá para ficar só nas costas dos municípios, há questões que temos que tratar de forma conjunta e exigir do governo federal a destinação de mais verbas para as cidades. Não basta apenas financiar ações, mas é preciso que assuma o papel como responsável por trazer obras que possam reduzir os problemas”, afirmou na reunião dos prefeitos realizada em Jaguariúna.
Na saúde, Dário lembrou que, nos últimos anos, quem tem pagado a maior conta do SUS são os municípios. “Em Campinas, há 20 anos, a União enviava quase 70% dos recursos para a Saúde. Neste ano, por exemplo, a cidade atingiu 77% de gastos totais”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, as grandes e médias cidades recebem, em média, de 20% a 25% de pessoas de fora de sua localidade, o que congestiona o atendimento, trazendo burocracia e descontentamento ao contribuinte local.
