Connect with us

Nossa Cidade

Emdec realiza operação de trânsito e transporte para a 8ª Maratona de Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou um esquema operacional de trânsito e transporte para apoiar a 8ª Maratona de Campinas. O evento será no domingo, 20 de julho. São esperados 3.000 atletas.  A competição terá concentração, a partir das 6h, na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na altura do número 1.600, em frente à antiga sede da Administração Regional (AR) 2.

 

O tempo máximo de duração das provas é de seis horas. A largada ocorre às 6h30, com término previsto para em torno das 12h30. A extensão das provas será dividida em revezamentos de 7, 14, 21 e 42 km. O percurso de 42 km é aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo.

 

Principais medidas operacionais

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada do domingo, 20 de julho. Nesse tempo serão executadas as reservas de vagas e distribuídas as sinalizações em todo o trajeto da corrida, de acordo com as necessidades operacionais

 

A partir da 0h, haverá bloqueio na avenida José de Souza Campos, entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada/chegada e concentração dos competidores. Este trecho será o único a ser mantido totalmente bloqueado até o final do evento.

 

Por volta das 5h, serão executados bloqueios totais em toda a extensão a ser utilizada da avenida Norte-Sul e no restante do percurso.

 

Após a largada, às 6h30, pontos críticos vão merecer atenção oficial: Norte-Sul x Orosimbo Maia; Antônio Duarte da Conceição x José Bonifácio Coutinho Nogueira; Carlos Francisco de Paula x Orosimbo Maia. Os agentes da Emdec abrirão passagem aos veículos quando houver brechas entre os atletas, a chamada “Operação Pare e Siga”.

 

O acesso à Igreja Menino Jesus de Praga será liberado por meio do compartilhamento da avenida Júlio Prestes e avenida Orosimbo Maia, com acessos pela Thomaz Alva Edson e Carlos Francisco de Paula, também com a “Pare e Siga”.

 

A maior parte dos trajetos das corridas será compartilhada entre os atletas e o trânsito, separados por cones. Ao todo, 41 pontos serão operacionalizados pela Emdec. Haverá bloqueio total em 14 pontos, mesmo que só temporários, para a passagem dos atletas. O principal será o da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo para concentração, largada, passagem dos corredores e chegada das quatro provas (7k, 14k, 21k, 42k).

 

Trajetos de 7 e 14k

A corrida de 7 km terá o trajeto pelas vias José de Souza Campos (sentido Guarani-Taquaral) e Rosa Belloto Grande até a rua Araguaçu e segue pelas ruas Ary Barroso e Thomas Alva Edson. Neste ponto há um acesso para retomar a Norte-Sul (Taquaral-Guarani) até a avenida Orosimbo Maia (bairro/Centro), rua Maria Monteiro para o retorno à Orosimbo Maia (Centro/bairro), novamente para a Norte-Sul (Taquaral-Guarani), avenida Engenheiro Carlos Stevenson, retomando à Norte-Sul (Guarani-Taquaral) para a chegada no mesmo ponto da largada. O trajeto da corrida 14k terá o mesmo percurso de 7 km, repetindo o trajeto em duas voltas.

 

Trajetos de 21 e 42 k

O trajeto da 8ª Maratona de Campinas (42k) será feito em duas voltas pelo percurso de 21k. Sai da avenida Norte-Sul e segue pela via (sentido Guarani-Taquaral) até a avenida Rosa Belloto Grande alcançando, na sequência, as ruas Araguaçu, Cônego Pedro Bonhomme, Eduardo Nogueira, Professor Alexandre Chiarini, Engenheiro José Francisco Bento Homem de Mello, José Bonifácio Coutinho Nogueira. Os corredores chegam à avenida Dr. Carlos Grimaldi (contrafluxo) e percorrem trechos das ruas José Bonifácio Coutinho Nogueira, Dr. Antônio Duarte da Conceição, Amelia Benedita Lemos do Valle, Professor Alexandre Chiarini, Eduardo Nogueira, Cônego Pedro Bonhomme, acessam a rua Pompéia. A partir da Pompéia seguem pelas ruas Porangaba, Maurílio Augusto Vilas Bôas, Vital Brasil, Arlindo Carpino (contrafluxo) até a avenida Dr. Heitor Penteado pela pista interna (contrafluxo), contornam a Lagoa do Taquaral (contrafluxo), e alcançam novamente a rua Vital Brasil (pista interna). A partir daí começam a se dirigir para o final do trajeto pelas ruas Maurílio Augusto Vilas Bôas, Porangaba, Pompéia, acesso à Pompéia, Cônego Pedro Bonhomme, Araguaçu, Ary Barroso, Thomas Alva Edson de onde acessam a Norte-Sul (Taquaral-Guarani), avenida Orosimbo Maia (bairro-Centro), rua Maria Monteiro (retorno), Orosimbo Maia (Centro-bairro), Norte-Sul (Taquaral-Guarani), Engenheiro Carlos Stevenson e chegada, para os corredores dos 21k pela Norte-Sul (Guarani-Taquaral).

 

Transporte público

As linhas de ônibus 171; 211; 260; 300; 332; 345; 348; 351; 355; 359; 368; 369; 371; 375; 377; 380; 381; e 383 sofrerão interrupções pontuais durante a passagem dos atletas. Agentes da Mobilidade Urbana controlarão o fluxo viário facilitando o transporte coletivo e orientando condutores e usuários. Em casos de desvios para retorno ao trajeto normal as linhas serão escoltadas por agentes motorizados.

 

Dois agentes com moto vão escoltar os ônibus pelas ruas Nuporanga, Dino Zamarion, Ourinhos, Novo Horizonte, Maria da Conceição Duarte, Pirassununga, Praça Antônio Brandani, ruas Monte Aprazível, Mogi Guaçu, Pirassununga, Mogi das Cruzes, avenida José de Souza Campos, Júlio Prestes, Balão do Bela Vista até a posição de retorno para o Centro.

 

Na rua Mogi Guaçu com avenida José de Souza Campos dois agentes vão garantir agilidade e segurança na travessia das linhas 260 e 380 até o Balão do Bela Vista para desvio/retorno, evitando corte de itinerário.

 

No cruzamento das ruas Mario Natividade com Araguaçu, um agente motorizado vai orientar a linha 355 tanto no sentido bairro como no sentido Centro.

 

Na rua Leonardo da Vinci com Porangaba dois agentes fixos vão garantir a travessia das linhas de ônibus com segurança.

 

No cruzamento das avenidas Nuno Alvares Pereira com Diogo Alvares haverá um agente para orientar as linhas 345, 348 e 359 a prosseguirem pela rua Dario Pompeu de Camargo até a Dona Luiza de Gusmão para seguirem pelas ruas Arlindo Carpino, Leonardo da Vinci até retorno ao trajeto normal.

 

Já no encontro das avenidas José Francisco Bento Homem de Mello com José Bonifácio Coutinho Nogueira haverá um agente para auxiliar na transposição do percurso da prova pelas das linhas 300, 369 e 375.

 

O mesmo acontecerá no cruzamento das ruas Vital Brasil com Altinópolis com orientação das linhas 171, 345 e 348 para transitarem pelas ruas Leonardo da Vinci, Arlindo Carpino, Dona Luiza de Gusmão até o retorno ao trajeto normal.

 

Na avenida Orosimbo Maia com a rua Coronel Quirino para orientar os condutores da linha 381, a retornarem e seguir até a rua Querubim Uriel até o trajeto normal.

 

Da mesma forma nos entroncamentos da avenida Orosimbo Maia e da rua dos Alecrins com a avenida José de Souza Campos para realizar a transposição das linhas 260 e 381.

 

No cruzamento das avenidas Carlos Stevenson com avenida José de Souza Campos dois agentes vão orientar os condutores de diversas linhas a transitarem pelo contrafluxo para adentrarem o Cambuí com rapidez e segurança.

 

Ciclofaixa de Lazer

Por conta da realização da 8ª Maratona de Campinas, o trecho da Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte-Sul não estará em operação na avenida José de Souza Campos.

 

Foram instaladas 21 faixas pelo trajeto alertando a população para bloqueios e compartilhamentos de vias. Serão cerca de 60 agentes da Mobilidade Urbana diretamente envolvidos com o evento; além de equipes semafóricas e da Central de Monitoramento de Operações.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com