Connect with us

Nossa Cidade

Idosos a partir de 90 anos começam a ser vacinados nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 90 anos e também para novas categorias profissionais que atuam em serviços de saúde. O agendamento terá início a partir das 17h desta quarta-feira, dia 3, e pode ser feito no site www.vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo via internet.

Campinas conta com cerca de 3,3 mil idosos nesta faixa etária, mas parte deles já foi vacinada nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

A vacinação acontecerá em dois Centros de Imunização: no CAIC da Vila União (Rua José Augusto de Mattos, s/nº) e no Centro de Vivência do Idoso, na Lagoa do Taquaral (portão 5). As duas unidades funcionam das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

Além dos idosos acima de 90 anos, esta fase abrangerá funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres. Também estão incluídos assistentes sociais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, veterinários, psicólogos, profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de saúde bucal, auxiliares em laboratórios de análises clínicas ligados a serviços de saúde. Todos eles poderão receber a vacina a partir desta quinta-feira.

“Os profissionais precisam apresentar documento que comprove o vínculo com uma instituição de saúde”, afirmou Dário Saadi. Também é preciso levar documento com foto e comprovante de endereço.

O prefeito ressaltou que a definição dos profissionais que devem receber a vacina é feita pelo governo estadual e pelo Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

Em relação à vacinação, ele citou um levantamento do governo estadual, que coloca Campinas como a segunda cidade do Estado que mais vacinou. “Ontem saiu um ranking muito importante para Campinas. A cidade está em um ritmo bom de vacinação. Vacinou, percentualmente, em termos de população, mais que o dobro da cidade de São Paulo. É uma vitória de Campinas, do SUS como Sistema de Saúde Pública e, principalmente, da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o prefeito.

Orientações para vacina no carro ou em casa

A Saúde explicou que se o idoso com mais de 90 anos tiver dificuldade para sair do carro, a equipe do Centro de Imunização atenderá no veículo.

Se ele não tiver condições de ir a um centro de vacinação, a aplicação da vacina será feita em domicílio. Para isso, o responsável ou o idoso deve entrar em contato com o centro de saúde mais próximo, ligar no telefone 160 ou acessar o chat do portal de vacina para orientações.

Vacinação nas Instituições de Longa Permanência

Já foram aplicadas 2.134 doses de vacina nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos). Deste total, 58,2% foram recebidas por idosos e 41,8% por trabalhadores das instituições.

Em toda a cidade, até esta quarta-feira, foram vacinadas 28.515 pessoas entre profissionais de saúde que trabalham diretamente na assistência a casos da Covid-19, profissionais de saúde que não estão na linha de frente e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e seus cuidadores.

Agendamentos anteriores continuam válidos

As categorias que estão com os agendamentos abertos desde 26 de janeiro (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos em laboratórios de análises clínicas e motoristas de ambulância) continuarão a ser vacinadas.

“Todas as pessoas que já estavam contempladas continuam podendo agendar uma data para fazer a vacinação. A partir de agora é acumulativo. Não é sai um público e entra outro”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben.

Esses profissionais também precisam levar, no dia agendado, documento com foto, comprovante de endereço e carteira de registro profissional ou comprovante de vínculo com estabelecimento de saúde, como holerite, carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador.

Vacina Campinas

Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas pelo hotsitevacina.campinas.sp.gov.br .O site esclarece dúvidas sobre vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade. Também divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com