Connect with us

Nossa Cidade

População pode se manifestar até 22/12 sobre nova licitação do transporte

Os munícipes podem enviar até o próximo dia 22 de dezembro sugestões, opiniões, dúvidas e/ou reclamações à Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a respeito da nova licitação para a concessão do transporte público coletivo. Neste primeiro período de participação popular foi iniciado em 22 de novembro, após a Sessão Pública realizada na Prefeitura Municipal.

Para se manifestar, é preciso acessar o site www.emdec.com.br, clicar na aba Transporte e na seção Concessão do Transporte Público, no menu à direita. Dentro da página, em Participação popular, há o formulário eletrônico “Participe da licitação do transporte público coletivo de Campinas!”, onde a mensagem deve ser digitada e enviada até as 23h59 da quarta-feira, dia 22 de dezembro. 

“Nesta etapa, a população tem 30 dias para dialogar com o Poder Público e opinar sobre a licitação dos ônibus municipais”, destaca o secretário municipal de Transportes, Vinicius Riverete. “Para se informar a respeito, entender a licitação, a transmissão da Sessão Pública está disponível na íntegra no site, assim como a apresentação desenvolvida com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).”

Nas próximas etapas também haverá Audiências Públicas, com a garantia de participação popular.  

Segundo Riverete, é “muito importante” que as pessoas tragam críticas construtivas, apontem problemas, necessidades e solicitem esclarecimentos sobre a prestação do serviço: “É o momento de a sociedade participar. Estamos priorizando o transporte público coletivo na cidade, com abrigos sendo instalados, faixas exclusivas implantadas e terminais reformados. A licitação vem para transformar e inovar, atendendo a todos”. 

De acordo com o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, a licitação deverá garantir estes avanços: “Queremos trazer qualidade, inovação e criar condições para que os ônibus sejam prioritários na Mobilidade Urbana, pois assim teremos mais qualidade de vida, menos acidentes e um tempo mais curto para chegar em casa, no trabalho e nas escolas”. 

Camargo ressalta o compromisso com o transporte coletivo. “Desde o primeiro dia desta gestão, nosso objetivo é torná-lo mais competitivo, para que a cidade dependa menos dos meios motorizados individuais, como o automóvel. Nosso compromisso é com os modos de deslocamento coletivos e ambientalmente mais limpos”, afirma.

Como usar o formulário 

O formulário de participação solicita, inicialmente, dados pessoais – nome completo, instituição representada, se for o caso, bairro e e-mail. Em “Escolha o assunto”, há sugestões de tópicos para selecionar: áreas e lotes; BRT; corredores e faixas exclusivas; critérios para licitação e contrato; custos; demanda; frota; gratuidades e benefícios; investimentos; pagamentos; postos de recarga; receitas (subsídio); redes de linhas; sustentabilidade; tarifas; e tecnologias. Caso nenhum deles contemple, existe a opção outro(s). 

Selecionado(s) o(s) assunto(s), o usuário digita a mensagem no campo, que pode ser, por exemplo, uma sugestão, opinião, dúvida e/ou reclamação.

Havendo dificuldades quanto ao preenchimento em si, é possível entrar em contato pelo Fale Conosco Emdec Web e solicitar o auxílio de profissionais da Emdec. O Fale Conosco funciona no portal da empresa, em www.emdec.com.br/faleconosco, ou no aplicativo “EMDEC”, disponível gratuitamente no Google Play e na App Store para os sistemas Android e iOS. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com