Connect with us

Nossa Cidade

Sala dos Toninhos recebe grupos de teatro comunitário da região

De 18 a 20 de agosto, a Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, realiza sua temporada mensal de teatro. Neste mês, serão apresentados três espetáculos realizados por grupos teatrais comunitários da Região Metropolitana de Campinas. Os ingressos, gratuitos, são distribuídos com uma hora de antecedência.

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do apoio da Secretaria de Cultura.

Confira a programação:

Dia 18/08 às 20h – Grupo Vila Real – João ou Joaninha do papai?

Joana é uma menina que vive em um lar opressor e machista, onde é desvalorizada pelo seu pai por ser mulher. As influências negativas de sua família acabam interferindo na descoberta de sua identidade sexual, apresentando diversos conflitos internos ao longo de sua trajetória. O espetáculo aborda a questão de gênero, relação familiar, a estética e a sanidade mental em ambientes opressores.

Existente há seis anos, o grupo Vila Real possui aproximadamente dez produções, com roteiros desenvolvidos pelo próprio elenco. Os espetáculos têm ênfase principal nas reflexões sobre dilemas contemporâneos e temáticas relacionadas à cultura brasileira.

Dia 19/08 às 20h – Movimento Cultural Brincantti – Nau Frágil

Uma embarcação se aproxima. Nela, e com ela, histórias que devem ser contadas. Como ao tirar objetos de um antigo baú, tira-se (e levanta-se) a poeira de antigas dores, velhos dramas e traumas passados.

O Movimento Cultural Brincantti nasceu em 2004, a partir da iniciativa de jovens da cidade de Artur Nogueira, mobilizados para quitar dívidas de um antigo grupo de teatro local. Surgiu assim um movimento cultural que organizava ações, intervenções e espetáculos teatrais, hoje o foco do grupo. Desde então, é a principal iniciativa teatral da cidade, tendo representado o município em diversos festivais.

Dia 20/08 às 18h – Cia Gare – A Cidade Perdida

Em uma região deserta, criminosos movidos pela ganância constroem a “cidade paraíso”, uma nação de prazeres ilusória, a fim de conseguir dinheiro daqueles passam por ali. A fama da cidade se expande rapidamente, atraindo aproveitadores de toda parte. Até que aparece um tal de Paul Ackerman, cuja trajetória permite acompanhar todo o apogeu e a decadência da cidade perdida.

A Cia Gare surgiu a partir do Curso de Formação de Atores, ministrado pelo grupo de teatro Os Geraldos, que teve sua finalização no ano de 2016. Com o desejo de dar continuidade ao processo criativo, parte dos alunos criou a Cia Gare.

Serviço

Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Campinas.
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.
Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.
Obs.: Em caso de chuva os espetáculos poderão ser cancelados.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com