Connect with us

Nossa Cidade

Servidores da SVDS fazem curso de capacitação sobre planícies de inundação

Com o objetivo de conferir mais agilidade e qualidade à análise de processos diversos, um grupo de 15 servidores da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) iniciaram neste mês de agosto um curso de capacitação sobre os aspectos relacionados à rede hidrográfica do município e as diretrizes para a ocupação urbana dessas áreas.
O curso, denominado “Conceitos geomorfológicos e geológicos aplicados ao mapeamento de feições e formas de relevo da rede hidrográfica”, é ministrado pelo doutor em Geografia Física, Antonio Gonçalves Pires Neto (Santista), terá 36 horas de duração e será encerrado em setembro.

Participam do curso de capacitação os servidores SVDS que atuam nas áreas de diretrizes ambientais, licenciamento ambiental, regularização fundiária e tecnologia da informação. As aulas ocorrem uma vez por semana nas dependências da Paço Municipal, com a utilização de recursos de audiovisual, geoprocessamento, mapas e fotografias aéreas, além das visitas em campo para as vistorias técnicas.

“Este curso será de grande importância para auxiliar os técnicos na avaliação e análise dos protocolos de diretrizes ambientais, regularização fundiária e licenciamento ambiental, para uma demarcação mais precisa dos elementos naturais constantes nas áreas objetos, principalmente na delimitação das planícies de inundação”, explica o secretário do Verde, Rogério Menezes.

Entre as atividades a serem realizadas no curso estão leitura e discussão dos conceitos relacionados a rede hidrográfica tais como nascentes; tipos e morfologia dos canais; hierarquia da drenagem; bacia hidrográfica; escoamento fluvial; dinâmica fluvial (erosão, transporte e sedimentação); feições e formas de deposição (barras, planície de inundação e terraços), entre outros.

No decorrer do curso, serão também identificadas quatro áreas de estudos que serão avaliadas por meio de mapas topográficos, cartas de declividades, ortofotos e caracterizações em campo, com discussão e resolução dos problemas encontrados, utilizando os conceitos apresentados e a legislação vigente para o estabelecimento de diretrizes para a ocupação urbana dessas áreas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com